quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cavalheirismo


Li este texto no blog Ela tá de Xico e achei o máximo.
Fala de algo que está em extinção.

Cavalheirismo Moderno

“Cavalheirismo para uma mulher deveria ser feito seguindo seu próprio código de honra, e não porque você está tentando ganhar a sua aceitação. Você se comporta dessa maneira devido ao seu respeito pela mulher. Exercendo o cavalheirismo e etiqueta mostra à mulher que você é sociável, e que você mantém padrões em seu comportamento. Qualquer mulher de alto nível apreciará isso.

Sempre tenha certeza que o cavalheirismo seja conveniente para a outra pessoa, e não algo chato. Exemplo: Hoje em dia a mulher provavelmente não quer ficar aguardando sentada no carro quando você da a volta para abrir a porta para ela sair, provavelmente ela prefira fazer isso ela mesma. Entretanto, em um evento formal, talvez ela goste de ajuda para sair do carro para evitar de estragar suas roupas chiques e cabelo. Sempre calibre o cavalheirismo à situação.

As regras dos bancos e do sentar. Em um escritório ou qualquer outro lugar formal, levante-se quando uma mulher entra na sala e espere-a sentar-se para que você volte a sentar. Você pode, também, levantar-se quando a mulher deixa o local, mas não leve isso ao pé da letra, não precisa usar isso sempre visto que em eventos não tão formais não é sempre necessário. Em um local mais formal você deve ajudar a mulher a sentar-se e gentilmente empurrar a cadeira quando ela sentar. Quando está em público, como num ônibus ou metrô, ofereça seu banco para os mais velhos, mulheres e crianças. Não ofereça apenas verbalmente, levante-se, saia do caminho e mostre o banco para que eles possam perceber que você realmente deseja ceder seu espaço. Tanto quando um ato de cavalheirismo, isso deveria ser feito para qualquer pessoa, não apenas para amigos ou família.

Segure a porta. Quando se aproximar de uma porta, posicione-se à frente da mulher para que você possa alcançar a porta em tempo de abri-la antes dela. Segure a porta aberta e fique ao lado para que ela possa passar. Em um ambiente público, com muitas pessoas em volta, não é necessário que você segure a porta aberta e fique esperando por cada pessoa desconhecida passar, mas sim segure a porta aberta assim que você passe por ela, até que a próxima pessoa possa segurar. Se você notar que a pessoa está há 3 metros ou mais de distância você pode deixar a porta fechar, pois possivelmente será mais um incomodo para eles verem você segurando a porta aberta do que uma comodidade, visto que eles vão sentir necessidade de apressar o passo para a porta enquanto você está segurando.

Em um ambiente profissional, a pessoa com a melhor posição (mais perto da porta) deve segurar a porta até que o resto das pessoas da reunião passem. Se você ver um deficiente físico, pessoa mais velha, ou alguma pessoa carregando alguma coisa, ajude a abrir e segure a porta para ela.

Ajude-a a colocar o casaco. Pegue o casaco da mulher e traga para ela, então segure-o aberto para que ela possa facilmente colocar os braços nas mangas. Esta ação é reservada para uma situação um pouquinho mais formal ao invés de fazer isso toda vez que você sair com ela, porque isso pode tornar-se mais um incomodo do que uma ajuda.

Tenha certeza de que ela chegou em casa segura. Sempre faça uma proposta sincera de caminhar com ela até em casa ou dar uma carona. Se ela não se sentir confortável com isso, ao menos acompanhe-a até um táxi. Peça para que ela te mande um SMS ou mesmo uma rápida ligação para ter certeza que ela chegou em casa segura.

Apresente-a aos outros. A qualquer momento que você encontre alguém que você conheça tenha certeza de apresentá-la. Do contrário ela se sentirá constrangida, “sobrando”, e se não for possível a apresentação mantenha curta a conversa com a terceira pessoa. Educadamente peça licensa para retornar com a sua acompanhante.

Ofereça-a seus braços. Se você está caminhando em um terreno desnivelado, ou por uma rua escura, estenda seu braço de uma maneira que obviamente ela possa segurá-lo. Esse é um bom gesto para um primeiro encontro, visto que é um pouquinho íntimo, mas menos íntimo do que segurar as mãos.

É uma atitude. Ser cavalheiro é mais do que abrir a porta para ela ou emprestar seu casaco. É uma atitude fundamental sobre dar às pessoas o respeito e a dignidade que elas merecem. É ter uma forte personalidade e ter coragem e honra em uma situação social ou relacionamento profissional. Use em encontros, ambientes casuais, e use no ambiente de trabalho. Sempre esteja pensando nos seu padrão pessoal de ter respeito pelos outros.

Guia Geral para Cavalheirismo Moderno e Etiqueta com Mulheres

Lembre-se: é o seu padrão pessoal ser cavalheiro. Não presuma que você sempre irá receber um muito obrigado por seus atos.

Ofereça uma mão de apoio àqueles que parecem precisar de assistência. Por exemplo: uma senhora mais velha enfrentando dificuldades descendo do ônibus ou uma mãe descendo a escada do avião carregando a bagagem da criança.

É importante não fazer um espetáculo com seus atos de cavalheirismo. Mantenha casual e natural. Isso significa não se esforçar para ser cavalheiro, mas fazê-lo de uma forma casual para que tudo flua naturalmente. O objetivo é não ter uma cena, mas sim facilitar a vida dos outros.

Boa etiqueta e cavalheirismo é menos sobre os detalhes das regras e mais sobre estar consciente na ocasião. Sempre pense como você poderia facilitar a vida do outro. Seja atencioso, confiante e relaxado, e a mulher que você está irá aproveitar o tempo e respeitá-lo por isso”

Amei o texto e quero saber a opinião de vocês pelos comentários.

Bjos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Comenta!